No evento para toda a imprensa especializada, o chefe da unidade de entretenimento da companhia, Andrew House, disse que...
o PS4 foi projetado para 'conhecer' os jogadores, a ponto de conseguir prever quais jogos as pessoas vão comprar e tê-los pré-carregados e prontos para jogar. “Representa uma mudança significativa da concepção do PlayStation como uma caixa ou console para uma concepção do PlaySation 4 como um lugar de ponta para se jogar”, afirmou.
A novidade também vai permitir jogar em tempo real por 'streaming' ao invés de ter que comprar títulos ou inserir CDs e possibilitar aos amigos virtuais de 'espiar' os jogos dos companheiros. Vai permitir também aos criadores de jogos que atuem como "diretores" que orientam os jogadores.
A interatividade com a utilização de uma rede social própria é a grande aposta da empresa. Segundo House, um botão no controle do PS4 vai permitir aos jogadores em todo o mundo compartilhar instantaneamente o game em tempo real com seus amigos, que poderão, por sua vez, fazer comentários. "Ao combinar o PlayStation 4, a PlayStation Network e as plataformas sociais, nossa visão é criar a primeira rede social voltada para games", disse.
O evento, porém, terminou com mistérios já que não foi mostrado o novo console ou mencionados preços e uma data específica de lançamento. O anúncio falou apenas de que o videogame deve chegar às prateleiras dos Estados Unidos no início das férias de inverno dos americanos, entre novembro e dezembro.
Sobre um preço, especialistas cogitam valores semelhantes aos do PlayStation 3 na época de seu lançamento, algo em torno de U$ 299,00 ou U$ 399,00. Mas, assim como o PS3, ao chegar no mercado brasileiro, esse valor deve receber um reajuste e passar para cerca de R$ 2 mil.
A única amostra do PS4 foi o controle que já apresenta novidades em comparação com o modelo anterior. Chamado de DualShock 4, ele inclui o botão "compartilhar" para que os jogadores dividam imagens e vídeos de games com os amigos, além de uma área sensível ao toque e uma barra de luz entre os botões de ombro, para que o console possa rastrear a posição dos jogadores e, ainda, entrada para microfones.
O serviço de transmissão on-line de vídeos Gaikai, comprado pela Sony por US$ 380 milhões no ano passado, será integrado ao PS4. Qualquer jogador poderá testar games antes de comprar sem a necessidade de baixar arquivo algum, ou mesmo pedir ajuda para amigos quando estiverem com dificuldades em algum jogo. O acesso on-line, para conversar com amigos e ver os jogos gravados ou ao vivo, poderá ser feito por meio de smartphones e tablets.
Diferentemente do PS3, o novo game permitirá atualização em segundo plano, ou seja, não será preciso esperar um download terminar, por exemplo, para que o usuário jogue ou faça outras coisas. Também será possível parar um jogo no meio, voltando, mais tarde, ao ponto em que estava. Já o console não terá suporte aos jogos do PS3, mas a Sony afirmou que espera fornecer o serviço no futuro.
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