sábado, 29 de junho de 2013

Sergipe terá montadora de capital árabe

Amsia Motors, que fabrica automóveis na China, pretende instalar unidade em Barra dos Coqueiros. Investimento previsto é de R$ 1 bilhão.

A Amsia Motors, montadora de veículos de capital árabe que produz na China, passará sua sede para o estado de Sergipe e terá uma fábrica no estado que deve começar a operar em dois anos, segundo anunciaram nesta quinta-feira (27) representantes da companhia em Aracaju.

O presidente da Amsia, Mustafa Ahmed, e o príncipe saudita, Abdul Rahman Bin Faisal Al Saud, principal investidor da montadora, assinaram um termo de intenções com o governo do estado de Sergipe. “O governo oferece facilidades de infraestrutura e incentivos fiscais e a Amsia se compromete a fazer investimentos de R$ 1 bilhão para a produção de automóveis. Eles também pretendem trazer a matriz, que hoje está na China, para o Brasil”, disse Célio Oliveira Martins, assessor especial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e responsável pela atração de investimentos para Sergipe.

O acordo foi assinado pelo governador em exercício, Jackson Barreto. O secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, também participou da assinatura. Na quarta-feira (26), Nascimento acompanhou os empresários até o terreno destinado à fábrica da Amsia.



Segundo Martins, a Amsia deve começar a produção de alguns modelos em dois anos. “Em quatro anos, o projeto todo deve estar completo”, afirma. Os primeiros veículos fabricados deverão ser os de passeio, SUVs e caminhonetes. “No futuro, teremos ônibus, caminhões leves e pesados”, diz o assessor. O diferencial dos veículos da Amsia é o fato de eles serem elétricos ou híbridos (funcionam com eletricidade e outros combustível ao mesmo tempo).

O local destinado à fábrica fica no município de Barra dos Coqueiros, ao lado do porto de Sergipe. De lá, além de abastecer o mercado interno, a companhia pretende exportar para a América do Sul, Oriente Médio e África.

De acordo com o assessor, a Amsia está negociando também com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a concessão de benefícios para que a empresa possa começar a importar 25% do número de veículos que pretende produzir no País para serem vendidos aqui com as mesmas reduções fiscais de automóveis nacionais. “A partir do ano que vem já chegarão carros aqui”, disse. Martins não revelou qual o volume de produção de veículos que a empresa pretende ter no País. Há previsão de criação de 4 mil empregos diretos.

Martins afirma que o estado não fez projeções em valores de quanto a nova montadora deve render a Sergipe, mas destaca que a empresa servirá como polo de atração para diversas indústrias de autopeças se instalarem no estado. “Uma indústria automobilística é a rainha dos investimentos. A Yazaki, que é uma das maiores fabricantes de componentes eletrônicos do mundo, já se instalou aqui faz dez dias”, conta. Segundo ele, o estado está negociando também com uma fabricante de ar-condicionado para automóveis interessada em se instalar em Sergipe por causa da Amsia.


(Aurea Santos agência de noticias Brasil-Árabe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário